Apostila Concurso PM PA 2021 Soldado

Compartilhar

Apostila Concurso PM PA Soldado. Apostila concurso público para a Polícia Militar do Estado do Pará / PMPA 2020/2021, para Soldado Militar.

Apostila Digital PM PA 2021 Soldado Militar por Download PDF (Entrega super rápida / Download).

Apostila Impressa PM PA 2021 Soldado Militar, com ótima diagramação.

 

Matérias da Apostila

 

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). 2. Sinônimos e antônimos. 3. Sentido próprio e figurado das palavras. 4. Crase. 5. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. 6. Concordância verbal e nominal. 7. Regência verbal e nominal. 8. Colocação pronominal. 9. Pontuação.

 

MATEMÁTICA

1. Números inteiros: operações e propriedades. 2. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. 3. Mínimo múltiplo comum. 4. Razão e proporção. 5. Regra de três simples. 6. Porcentagem. 7. Equação do 1º grau. 8. Sistema de equações do 1º grau. 9. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, teorema de Pitágoras. 10. Média aritmética simples. 11. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. 12. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. 13. Raciocínio lógico. 14. Resolução de situações-problema.

 

ATUALIDADES

1 Fatos sociais, políticos e econômicos relevantes, para a Amazônia: Usinas de Belo Monte e Tucuruí; 2 A Amazônia como manancial de água; 3 Questão agrária na Amazônia; Exploração das riquezas minerais; A nova fronteira agrícola na Amazônia; 4 Movimentos sociais na Amazônia; 5 A pecuária no Pará.

 

NOÇÕES DE DIREITO

4.1 Constitucional

Artigos 5º, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 142 e 144 da Constituição Federal;art 1º ao 3º, 10 ao 12, 20 ao 22, 45 ao 49, art 135, art 168 e art 193 a 201 da Constituição do Estado do Pará.

4.2 Administrativo

O Estado, Poderes e funções, Funções administrativas, Princípios da Administração Pública, Uso e abuso de poder; Poder de Polícia; Polícia administrativa e judiciária;

4.3 Penal militar e processo penal militar

Art 1º ao9º / art 55 ao 68 / art 149 ao 203 do CPM; Art 1º ao 35 / art 243 ao 262 do CPPM.

4.4 Direitos Humanos

Declaração Universal dos Direitos Humanos; Pacto de São José da Costa Rica; Portaria interministerial (Ministério da Justiça e Secretaria de Direitos Humanos da Presidencia da República) no- 4.226, de 31 de dezembro de 2010.

 

LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL

Lei Complementar 53/2006 (art 1º ao 13 e art 42 ao 48); Lei 6.833/2006 (art. 1º ao 55 e art 155 ao 173); Lei 5.251/85 (art 1º ao 87 e art 120 ao 125), (disponível no site da FADESP).

 

HISTÓRIA

HISTÓRIA GERAL

1. Primeira Guerra Mundial. 2. O nazi-fascismo e a Segunda Guerra Mundial. 3. A Guerra Fria. 4. Globalização e as políticas neoliberais.

HISTÓRIA DO BRASIL

1. A Revolução de 1930 e a Era Vargas. 2. As Constituições Republicanas. 3. A estrutura política e os movimentos sociais no período militar. 4. A abertura política e a redemocratização do Brasil. 5. Canudos. 6. Cabanagem.

 

GEOGRAFIA

GEOGRAFIA GERAL: 1. A nova ordem mundial, o espaço geopolítico e a globalização. 2. Os principais problemas ambientais.

GEOGRAFIA DO BRASIL: 1. A natureza brasileira (relevo, hidrografia, clima e vegetação) 2. A população: crescimento, distribuição, estrutura e movimentos. 3. As atividades econômicas: industrialização e urbanização, fontes de energia e agropecuária. 4. Os impactos ambientais.

 

Excelente Apostila

 

apostila-concurso-pmpa-2021-soldado

Para saber mais detalhes sobre a Apostila PM PA 2021 Soldado, acesse o link abaixo:

 

Apostilas Atualizadas!

 

Apostila PM PA 2021 Soldado:
Apostila Digital

 

Apostila PM PA 2021 Soldado:
Apostila Impressa

 

Provas da Polícia Militar / PA:
Provas para Download

 

Apostila para o Concurso PM PA 2021 Soldado Polícia Militar do Pará. Não perca mais tempo e acesse já a apostila.

 

Informações sobre o Concurso PM PA 2021

O IADES (Instituto Americano de Desenvolvimento) foi a banca escolhida para a organização do novo concurso PM PA, que prevê a oferta de 2.405 vagas.

De acordo com as informações divulgadas pela corporação, o edital terá 2.310 vagas para soldado, além de 95 oportunidades para oficial combatente.

Status atual do certame

O IADES (Instituto Americano de Desenvolvimento) foi escolhido como responsável pelo novo Concurso PM PA, da Polícia Militar do Pará. O contrato com a banca foi divulgado na edição de 8 de outubro do Diário Oficial do Estado.

Das 2.405 vagas previstas para o concurso da Polícia Militar do Pará, 2.310 vagas serão para soldado, além de 95 oportunidades para oficial combatente. As informações foram confirmadas pela Seplad.
Legislação

A Lei Estadual que estabelece normas para o ingresso na Polícia Militar do Estado do Pará foi alterada. Agora a idade máxima para concorrer à vaga foi ampliada para 30 anos.

Outra mudança, diz respeito à altura mínima do candidato, anteriormente era necessário ter altura mínima de 1,65 m se homem, e de 1,60 m se mulher; agora, homem deve ter altura mínima de 1,60 m e mulher 1,55 m.

Em documento publicado no dia 3 de janeiro, a Polícia Militar do Pará fez nova alteração na Proposta Técnica referente ao Mínimo de pontos para equipe Técnica.

Atribuições de cargos na PM PA

Soldado:

Preservar, manter e estabelecer a ordem pública e segurança interna;
Estar pronto para cumprir missão em qualquer horário do dia;
Cumprir e fazer cumprir as leis, os regulamentos, as instruções e as ordens das autoridades competentes;
Zelar pelo nome da Polícia Militar e de cada um de seus integrantes, obedecendo e fazendo obedecer aos preceitos da ética policial-militar.

Oficial:

Presidir, com exclusividade, o Inquérito Policial Militar instaurado para apurar crimes militares;
Lavrar o auto de prisão em flagrante nos casos de crime militar;
Prestar as informações necessárias à instrução e julgamento dos processos aos órgãos e juízes da Justiça Militar e aos membros do Ministério Público;
Realizar as diligências necessárias à instrução processual;
Cumprir os mandados de prisão;
Representar às autoridades judiciárias militares acerca da prisão preventiva e da insanidade mental do indiciado;
Cumprir as determinações da Justiça Militar relativas aos presos sob sua guarda e responsabilidade;
Solicitar das autoridades civis as informações e medidas que julgar úteis à elucidação das infrações penais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *